Unitec engajada na Expo Terneira

    De 21 a 25 de setembro, a comunidade local e regional poderá conferir as potencialidades do setor agropecuário na Expo Terneira, de Três de Maio. A feira, que ocorre o Parque de Exposições Germano Dockhorn, tem entrada gratuita e conta com diversos expositores, dentre eles, a Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), que também é uma das apoiadoras do evento.

    Além disso, a Unitec está envolvida com diversos eventos, que contam com a participação de profissionais associados. Conforme o presidente da cooperativa, Marcelino Colla, são várias as ações em que a Unitec estará presente, com a contribuição dos associados, o que mostra o engajamento e o comprometimento com a feira e com o desenvolvimento de várias cadeiras produtivas.

    Colla está auxiliando na organização de diversos eventos da Expo Terneira. “No dia 21, à tarde, realizaremos uma reunião com Senar, Sebrae e coordenadores de projetos do Programa Juntos para Competir, e estou mobilizando produtores para o seminário ‘Caminhos para a qualidade do leite’, que ocorre no dia 22, com a participação confirmada de cinco municípios atendidos pelo programa Juntos para Competir, no qual atuo como consultor.”

    Também no dia 22, à tarde, haverá uma reunião do Comitê Gestor do Programa Juntos para Competir, com a presença de lideranças dos cinco municípios participantes. Ele palestrará no evento da ovinocultura na noite de sexta-feira, 23, sobre associativismo.

    O estande da Unitec estará localizado na área externa, próximo ao Banrisul, em direção ao Espaço Agro, e será em conjunto com o Senar-RS e Sindicato Rural de Três de Maio. Haverá sorteio de kits personalizados e de cupons de descontos nos cursos à distância da Unitec para os visitantes do estande, nos cinco dias de feira.

    Dia de Campo do Agronegócio trará tecnologias aplicadas em culturas de inverno e verão no dia 21
    No primeiro dia da feira, 21 de setembro, será realizado o Dia de Campo do Agronegócio, no Espaço Agro, a partir das 13h30min. O evento é organizado pela Comissão do Agronegócio, que conta com o trabalho da associada e diretora primeira secretária da Unitec, Izabel Cristina Dalemolle.

    “Agrosol, Tarumã, Mais Agronegócios, Rural Mais, Setrem e Emater/RS-Ascar, em suas estações, demonstrarão sobre cultivares de culturas de inverno e verão, tipos de tratamento de sementes, aplicativo para controle de pragas, controle biológico de pragas, manejo e plantas de cobertura de solo e tecnologias de aplicação de produtos químicos.”

    Seminário debaterá sobre a qualidade do leite no dia 22
    Na quinta-feira, dia 22 de setembro, ocorre o seminário ‘Caminhos para a qualidade do leite’, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos. O coordenador do evento, engenheiro agrônomo e associado Onairo Sanches, explica que o seminário irá apresentar os caminhos que os produtores devem buscar para obter uma melhor qualidade do leite, trazendo alguns resultados obtidos com o APL Leite Fronteira Noroeste e Funcap.

    O seminário também contará com a palestra da médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Dra. Maira Zanela, sobre ‘Qualidade do leite: das instruções normativas às boas práticas no campo’. ‘Qualidade do leite: das estratégias utilizadas aos benefícios da qualidade’ será o tema abordado pela médica veterinária, professora da Unijuí e coordenadora da Suporte D Leite, Dra. Denize da Rosa Fraga.

    Ovinocultura em destaque no dia 23
    Na sexta-feira, 23 de setembro, o tema ovinocultura será destaque na Expo Terneira. Conforme a engenheira agrônoma Ana Paula Binato Beltrão de Oliveira, haverá exposição de ovinos e degustação de carne de cordeiro ao meio-dia, em frente ao estande da Unitec. 

    “A partir das 17 horas, ocorrerá uma oficina sobre verminose/coccidiose e treinamento sobre suplementação estratégica, no Pavilhão 4, ao lado da exposição de ovinos, seguido de palestra técnica sobre pastoreio rotatínuo na criação de ovinos. Este é um evento para convidados, no espaço da Aproleite, que também contará com confraternização do grupo ATeG Ovinos Noroeste”, afirma.

    Piscicultura mobiliza produtores no dia 23
    Colla revela que na sexta-feira, dia 23, à tarde, uma reunião com piscicultores de Três de Maio e Horizontina está sendo organizada pelo programa Juntos para Competir/ Programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), a fim de debater o assunto e apresentar o técnico Carlos Ernani Vilanova, que atuará no programa a partir de outubro.

    O programa atenderá 30 propriedades rurais de Três de Maio e Horizontina e visa trabalhar junto às propriedades rurais pelo período de três anos. Serão 36 visitas mensais de quatro horas cada, objetivando o aumento da produtividade e da rentabilidade da atividade (criação de peixes em açudes).

    Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999