Unitec festeja 26 anos de história

    “Há 9.496 dias fazemos parte da Unitec. São 26 anos desta jovem cooperativa. E nada melhor que estarmos juntos para celebrar esta data. Cada um que está aqui hoje ajudou a construir esta história”, disse Marcelino Colla, presidente da Unitec, na abertura da festa de comemoração de 26 anos da cooperativa, realizada no último sábado, dia 3 de setembro.

    O evento, que ocorreu na AABB de Três de Maio, reuniu associados e seus familiares e também contou com a Assembleia Geral Especial da cooperativa. “Na Unitec, ao longo destes 26 anos, pessoas foram passando, outras entrando, e todas deixaram seu legado. Até aqui, foram muitos quilômetros percorridos, horas de trabalho, cursos ministrados e trabalhos prestados. Mas o mais importante é a transformação que nosso trabalho causa na nossa vida e na vida das pessoas que atendemos”, complementou Colla.

    A diretora primeira secretária da Unitec, Izabel Cristina Dalemolle, destacou a alegria de comemorar o 26º aniversário da cooperativa. “Olhar para este grupo e pensar na nossa história faz com que estejamos convictos que fizemos as escolhas certas. Há 26 anos, tínhamos muitas dúvidas, mas fomos aprendendo e chegamos até aqui. Somos jovens ainda, temos toda uma história pela frente. E vamos seguir construindo novos caminhos com os novos associados que estão chegando e darão continuidade à Unitec.”

    Izabel evidenciou que a Unitec é uma cooperativa de trabalho reconhecida por trabalhar no setor do agronegócio, atuando com especialidades em diversos ramos. “A Unitec é motivo de orgulho para todos nós. Atuamos em todo território nacional, com clientes como Senar-RS, Sescoop/RS, cooperativas, prefeituras, empresas e produtores rurais. Falar da Unitec é gratificante. Lembrar do início e hoje ver que temos tantos clientes e convênios é motivo de celebração e de agradecimento.”

    O presidente afirmou que a Unitec é a única cooperativa da região a distribuir as sobras em todos os anos de funcionamento. “Produzir resultados, ser eficiente e distribuir as sobras. Nosso modelo de gestão é diferente, porque temos a menor estrutura física e o menor custo de produção. Sempre primamos pelos associados prestarem serviços e a estrutura dar o suporte necessário a eles, e isso fez com que expandíssemos para todo o Estado e país.”

    Colla lembrou que a última comemoração presencial do aniversário da Unitec foi em 2019, quando a cooperativa completou 23 anos. “Em 2020 e 2021 realizamos as festividades do aniversário de forma on-line. Agora, passada a pandemia, pudemos retomar esta festividade presencialmente, tão importante para nós. Neste período, sofremos pela questão econômica, mas mesmo na dificuldade tivemos resultados positivos, e neste ano estamos recuperando os níveis de faturamento”, revelou, citando, também a criação da Consulteg, uma extensão da Unitec, que tem hoje 18 profissionais atuando.

    Dois associados recebem homenagem pelos 25 anos de associação
    A noite também foi de homenagens para dois associados que completam, neste ano, 25 anos de associação: o técnico agrícola Luiz Marcos Thomas e a médica veterinária Magali Jantsch. 

    “Eu era secretária da Unitec quando o Thomas chegou até a cooperativa para se associar. E a Magali, primeira médica veterinária da região, superou desafios e aos poucos foi conquistando seu espaço, e hoje é uma profissional respeitada e competente. Fomos pioneiras na área e hoje a Unitec conta com 48 associadas mulheres, o que é uma conquista e merece ser citado aqui”, recordou Izabel.

    Thomas contou que procurou a Unitec e o presidente da época, Denilso Zanon, para se associar. “Para mim, foram 9 mil dias, 300 meses de trabalho pela Unitec, e eu tenho a honra de dizer que sempre tive trabalho e renda. Eu e a Magali fomos os primeiros profissionais, depois dos fundadores, a acreditar na Unitec. Temos muito ainda pela frente. E daremos sequência. Tanto que meu filho, Luidy, se associou também e está trabalhando comigo”, revelou. Magali agradeceu à Unitec pela parceria de trabalho nestes 25 anos e disse sentir orgulho de pertencer à cooperativa.

    Instrutores do Senar-RS agraciados com o Troféu Senar O Sul também são homenageados
    Colla também apresentou os associados da Unitec que receberam o Troféu Senar O Sul como instrutores padrão do Senar-RS. “Auxiliamos pessoas ao longo deste tempo, e quando somos homenageados, ficamos gratos e felizes. Temos em nosso time instrutores que receberam a homenagem: Ari Benedetti (2003), Paulo Rosa (2005), Veridiana Marx (2008), Valmor Rubin (2009), Marcos Haerter (2012), Josué Marques (2019), e eu, neste ano.” 

    Na sequência, foram apresentados os novos associados da Unitec e a festa seguiu com um jantar.

    Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999