Santas Casas e hospitais filantrópicos se reúnem em Assembleia Geral para discutir o novo piso da enfermagem

    A rede de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS esteve reunida em Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, no Hotel Continental em Porto Alegre. A diretora-geral do Hospital Vida & Saúde e vice-presidente da Federação das Santas Casas, Vanderli de Barros, participa do encontro. 

    A pauta única é a aplicação do novo piso da Enfermagem, que implicará no impacto anual de quase R$ 950 milhões/ano na rede. No Hospital Vida & Saúde,a estimativa é de um impacto anual de R$ 7,3 milhões.

    Sem previsão de recursos extras para o cumprimento do novo piso, as 247 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, responsáveis por mais de 70 das internações SUS e 80% dos atendimentos Cardiologia SUS no RS, entrarão em colapso financeiro, prejudicando a assistência à saúde da população do Estado, tendo em vista a inevitável necessidade de diminuir suas estruturas de leitos e profissionais.

    Desta assembleia foi extraído um documento, entregue no Palácio Piratini, para o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos e Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, explicitando a grave e urgente situação da maior rede de hospitais do Estado.

    Fonte: Jéssica Ribeiro | Assessora de Comunicação do Hospital Vida & Saúde