Hospital Vida & Saúde recebe o nível máximo de acreditação

    A qualidade da assistência hospitalar do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, alcançou mais um nível de reconhecimento: agora, o HVS é Nível 3 – Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista demonstra que o Hospital cumpre critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando ciclos de melhorias e maturidade institucional.

    A solenidade de apresentação do resultado aconteceu na segunda-feira, dia 10, na Praça Julia Lima, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Com a presença de profissionais da Instituição, a cerimônia contou com a participação do prefeito Anderson Mantei; do vice-prefeito Aldemir Ulrich; do presidente da Câmara de Vereadores, Máximo Martins - Timirinho; do presidente da FUMSSAR, Délcio Steffan; do Coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Anselmo Loureiro; da representante do Conselho Municipal de Saúde, senhora Valdemira Carpenedo; do Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Osório; do Presidente da Unimed, Dr. Marcos Christensen; do Gerente de Agência, Valmir Bamberg, representando o Sicredi e do presidente do Sindisaúde, Lino Puhl.

    Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a Instituição passou por uma avaliação detalhada, através do Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS). Realizada entre os dias 09 e 11 de março, a avaliação buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem ciclos de melhorias e maturidade institucional.

    A data de divulgação da acreditação foi muito especial: pois neste dia 10, o Hospital celebra os 3 anos de colaborativa com o Hospital Israelita Albert Einsten. Foi a partir deste convênio, que a Instituição reforçou uma nova cultura e o desenvolvimento profissional. Símbolo desta parceria, a praça Julia Lima foi o local escolhido para receber o evento.

    A solenidade contou com a participação virtual do presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner e de Chico e Sandra Lima, que trabalham em prol da Segurança do Paciente no Programa do Hospital Albert Einstein, denominado Julia Lima. De forma virtual, o Superintendente do Conselho de Administração do HVS, Luciano Luft, que auxiliou na articulação do convênio com o Einstein, fez sua participação.

    Acreditado no nível 2 desde 2018, o Hospital passa a integrar uma seleta lista de hospitais com esse nível de acreditação. Atualmente, apenas oito hospitais do Estado atingiram este nível de reconhecimento.

    Com evidências pautadas na qualidade e melhoria contínua, no compromisso com a segurança do paciente, aliado a uma gestão eficiente, o Hospital Vida & Saúde pôde comemorar mais este reconhecimento. “Estamos colhendo o resultado de muito trabalho! De equipes dedicadas a oferecer o melhor atendimento para a comunidade de nosso município e região”, destacou o presidente do Hospital, Rubens Zamberlan.

    “Foi um grande desafio passar por uma auditoria em meio ao período mais conturbado da pandemia, mas mostramos que estamos preparados para fazer uma assistência com qualidade e segurança. Temos uma equipe comprometida, dedicada e que atua todos os dias para ofertar a melhor assistência para os nossos pacientes. A certificação ratifica o trabalho realizado no Hospital Vida & Saúde e hoje celebramos com alegria a certificação no nível máximo da acreditação nacional: acreditados com excelência!”, concluiu a diretora-geral Vanderli de Barros.

    Fonte: Jéssica Ribeiro | Assessora de Comunicação do Hospital Vida & Saúde