Mais de 8 mil cirurgias foram realizadas no Bloco Cirúrgico do Vida & Saúde em 2020

    O Bloco Cirúrgico do Hospital Vida & Saúde encerrou 2020 contabilizando 8.221 cirurgias. Em um ano atípico de pandemia, o setor apresentou uma pequena redução no número de cirurgias em relação a 2019, que foi finalizado com 8.486 procedimentos.

    “Alguns fatores ligados a pandemia influenciaram nos números do bloco, como a restrição de cirurgias em função da falta de medicamentos e insumos para atendimentos dos pacientes cirúrgicos e o afastamento de profissionais médicos e de enfermagem em função da Covid”, explica o enfermeiro responsável pela Área Cirúrgica do hospital, Paulo Rodrigo Matte.

    Em 2020, 68% das cirurgias foram eletivas, enquanto 32% foram cirurgias de urgências. Entre os pacientes, as mulheres foram predominantes, correspondendo a 64% dos procedimentos. Já na faixa etária predominou os pacientes de 31 a 60 anos, contabilizando 45,10% das cirurgias. Além disso, do total de procedimentos, 60% foram em pacientes de Santa Rosa.

    Contando com uma equipe de 2 enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem, 1 secretária, 5 anestesistas e aproximadamente 70 médicos cirurgiões, o Bloco Cirúrgico do vida & Saúde mantém a predominância de atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde: 62,85% das cirurgias são realizadas via SUS, diante de 37,15% por convênios.

    Se por um lado a pandemia modificou o ritmo de atendimentos do bloco, por outro, inovações marcaram o ano deste setor do hospital. Novos e modernos equipamentos entraram em funcionamento em 2020, como a torre de vídeo com fluorescência e o microscópio cirúrgico com visualização robótica. Adquiridos a partir de projetos encaminhados e aprovados no Programa Nacional de Apoio à Oncológica (PRONON), os novos equipamentos trouxeram mais tecnologia e eficiência no tratamento dos pacientes.

    “Apesar da pandemia, 2020 foi um ano de avanços para o Bloco Cirúrgico do Vida & Saúde. Apresentamos novos equipamentos que trouxeram mais agilidade aos procedimentos e bem-estar aos nossos pacientes. Para 2021, a expectativa é ainda mais positiva, com a apresentação de um novo e moderno espaço para o Bloco Cirúrgico”, destaca a diretora-geral, Vanderli de Barros.

    Com uma obra bastante avançada, as projeções apontam que até o fim deste semestre o terceiro e quarto pavimento da Nova Unidade do Vida & Saúde sejam concluídos, abrigando ali o Bloco Cirúrgico do hospital e a Central de Materiais Esterilizados (CME). Recentemente, a instituição foi autorizada a utilizar um recurso de R$ 3 milhões viabilizado para adquirir equipamentos para o novo bloco.

    Fonte: Jéssica Ribeiro | Assessora de Comunicação do Hospital Vida & Saúde