Novas diretrizes para um novo tempo

    A missão e a visão de uma organização com objetivos definidos fazem parte do planejamento e da construção de diretrizes. Além do que se pode pensar, a elaboração destes campos não se trata apenas de um clichê. Fundamentais para a elaboração de um planejamento estratégico, estas definições são importantes porque servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia, sendo base para definição de comportamentos e deixando claro qual o caminho a ser seguido e onde a empresa pretende chegar.

    Quando criada, há 24 anos, a Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec) definiu a missão e a visão pautada nas demandas da época. Com a evolução da cooperativa em número de associados, expansão na área de atuação e conhecimento, viu-se a necessidade de mudá-las. 

    Conforme a vice-presidente, Izabel Cristina Dalemolle, a Unitec tem uma história sólida e de credibilidade, e em virtude disto e das mudanças ocorridas, principalmente no último ano, foi necessário refazer os conceitos que norteiam as ações da cooperativa. “Necessitávamos buscar um novo propósito para as ações da Unitec. Aquelas já estavam ultrapassadas. Então, um grupo de associados se reuniu, em vários encontros, a fim de construir um novo planejamento estratégico, o que contemplou a elaboração de uma nova missão e uma nova visão da cooperativa”, explica.

    Izabel destaca que a nova missão da Unitec é ‘Impulsionar pessoas e negócios com soluções de qualidade, cooperação e profissionalismo’, e a visão é ‘Ser cooperativa reconhecida por inspirar o desenvolvimento de forma sustentável’. “Estas são as diretrizes que norteiam as ações da cooperativa a partir de agora, objetivando o bem comum dos associados. São novas diretrizes para um novo tempo”, finaliza.

    Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999