Apae de Três de Maio compartilha experiência no Dia de Doar em live

    Reconhecimento que motiva e experiência que incentiva. Com estes dois sentimentos é que a diretora da Apae de Três de Maio, Nadir Gabe, foi convidada a apresentar as ações da instituição no Dia de Doar em live realizada nesta terça-feira, 6 de outubro.

    O Dia de Doar, movimento que promove a doação no Brasil, é preparado com muita dedicação, todos os anos, pelas organizações que participam da campanha. Engajada desde o ano de 2014 no movimento – ano em que começou a ser desenvolvido oficialmente no Brasil – a Apae de Três de Maio tornou-se referência nas ações criadas para o movimento.

    Transmitida pelo Instagram, a live foi conduzida pelo diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, JP Vergueiro, e contou com a participação on-line de pessoas todo o país.

    Nadir apresentou as ações desenvolvidas pela Apae desde a primeira participação no movimento e compartilhou as experiências obtidas. “Este será o sétimo ano que participamos do Dia de Doar. Ficamos muito felizes que nosso município, Três de Maio, já responde e se engaja ao movimento.”

    Neste ano, o Dia de Doar será realizado no dia 1º de dezembro. Nadir complementa que, em virtude da pandemia, será uma campanha diferente, mas não menos importante e especial. “A Apae de Três de Maio fará o lançamento do Dia de Doar neste mês, já que em outubro nossa instituição comemora 51 anos de história. Já estamos trabalhando nas ações”, adianta.

    Questionada sobre sugestões para as organizações que estão iniciando no movimento, Nadir disse que é fundamental procurar os meios de comunicação locais, prefeitura e associações, motivar os colaboradores da organização, montar materiais informativos e ser transparente nas ações. “Incentivamos as organizações a participarem do Dia de Doar, pois é, sem dúvidas, uma oportunidade de criar e cultivar a cultura de doação.”

    Ao finalizar a participação na live, a diretora da Apae agradeceu a oportunidade de contar a experiência no movimento. “Ficamos muito felizes com o convite e sabemos da importância desta oportunidade de divulgar nossas ações.” Ainda, acrescentou uma importante conquista da instituição com o movimento, que é o selo Doar, do Instituto Doar, que tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras.

    A assistente social Fabiane Freoder e a jornalista Jaqueline Peripolli, colaboradoras da Apae de Três de Maio, também participaram do encontro. A live foi gravada e pode ser conferida no perfil @diadedoar no Instagram e no canal do Dia de Doar no YouTube.

    Dia de Doar é realizado em 72 países
    O Dia de Doar é uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, realizada nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.

    Realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia, o Dia de Doar é organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

    Fonte: Assessoria de Comunicação Apae Três de Maio | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999