Sócio-fundador da Unitec é embaixador da Aliança SIPA

    Uma ferramenta que possibilita promover o desenvolvimento agropecuário sustentável, otimizando o uso da terra e nutrientes. Assim é a Aliança SIPA, uma aliança público-privada para a pesquisa e a difusão de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob pilares da intensificação sustentável. 

    É liderada pelo Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), reconhecidos por sólida produção técnico-científica e larga experiência na pesquisa em SIPA e capacitação de recursos humanos.

    Dentre os embaixadores da Aliança SIPA está o engenheiro agrônomo José Álvaro Pacheco, sócio-fundador da Unitec, de Três de Maio. O profissional conta que passou a fazer parte do grupo pelo fato de trabalhar em projetos que utilizam esta ferramenta, o que o levou a se candidatar para auxiliar na divulgação destes conceitos, sendo aceito.
 
    “Por meio de uma conversa com o professor Paulo Carvalho, da UFRGS, se abriu a possibilidade de participação de pessoas que já tinham conhecimento do sistema e já atuavam profissionalmente em projetos que utilizam esta ferramenta”, explica.

    Como embaixador, Pacheco terá como atribuições a divulgação dos preceitos dos sistemas integrados dentro das academias que fazem parte da aliança, auxiliando na capacitação de recursos humanos que irão trabalhar nestes projetos. “Também iremos sugerir assuntos a serem pesquisados, vindos das necessidades dos produtores pertencentes a estes projetos, principalmente o Integração Lavoura-Pecuária, no qual trabalho como consultor setorial no Programa Juntos para Competir (Senar/Sebrae/Farsul)”, finaliza.

    Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999