Setembro Amarelo: Unidade de Saúde Mental promove atividades ao longo do mês sobre a valorização da vida

A Unidade de Saúde Mental do Hospital Vida & Saúde está preparando uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo: o mês de valorização da vida. A partir desta quinta-feira, dia 3, a equipe multidisciplinar da unidade, – que funciona nas dependências do Hospital Dom Bosco, realizará uma série de palestras, debates e conversas. 

Com uma programação organizada pelas profissionais, o Setembro Amarelo desenvolverá temas como a prevenção ao suicídio, os cuidados cotidianos para a saúde mental e a importância de falar sobre o Setembro Amarelo. Cada palestra ficará sob responsabilidade de uma profissional da unidade. A iniciativa contará ainda com a participação da pedagoga, escritora e contadora de histórias, Maria Inez Flores Pedroso, que participará da programação na próxima terça-feira, dia 8, apresentando a história ‘A Fazenda da Marreca’. As atividades seguem até o dia 25 de setembro. 

Com 30 pacientes internados, a unidade é referência regional no atendimento de pacientes com dependência química e problemas mentais. Atualmente, a equipe de profissionais conta com psicóloga, terapeuta ocupacional, dentista, nutricionista, enfermeiras e assistente social. 

O que é o Setembro Amarelo?

Instituído em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o mês de setembro é dedicado a prevenção do suicídio e a valorização da vida. O dia 10 de setembro ficou declarado oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

A discussão se fez importante já que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo, geralmente relacionados a transtornos mentais. A ideia é promover um amplo debate em todo o mundo, prevenindo casos de suicídio e reduzindo os altos índices. Diversas entidades e organizações organizam programações durante o mês para tratar do tema. 

 

Fonte: Jéssica Ribeiro | Assessora de Comunicação do Hospital Vida & Saúde