Cursos on-line e à distância da Unitec: aumento da visibilidade do profissional cooperado e possibilidade de novas oportunidades na prestação de serviço

O técnico florestal Marco Aurélio Soares da Silva é mais um dos associados da Unitec que está apostando nas novas modalidades de oferta de capacitações. Além da opção de cursos à distância, via plataforma, a cooperativa vem trabalhando com a possibilidade de os associados oferecerem capacitações on-line. 

O primeiro curso à distância ministrado pelo profissional foi o de carburador de motosserra e roçadeira, em que ensina sobre o funcionamento, regulagem e limpeza dos carburadores de motosserra e roçadeira, com carga horária de três horas. 

Já na modalidade on-line, Marco está ministrando o curso de operação segura com motosserra, com duração de oito horas e que atende à Norma Regulamentadora 12 (NR-12), anexo 5. Nele, o aluno irá aprender a diminuir a possibilidade de acidente durante o trabalho com motosserra. 

Marco atua como prestador de serviço na área de treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra e Roçadeira para o Senar-RS há 15 anos, além de atender empresas que utilizam os equipamentos. Também já trabalhou como técnico da Stihl Motosserras e promotor técnico da Metalúrgica Trapp. 

Associado da Unitec há 14 anos, Marco tinha uma rotina de trabalho intensa. “Todas as semanas do ano havia treinamento a ser ministrado. Em março conseguia planejar todo ano com treinamento.  Havia cursos na lista de espera. Contudo, neste momento de pandemia, mudou muito. Minha atividade profissional e receita reduziram em 80%, me fazendo refletir sobre a possibilidade de trocar de atividade e procurar formas de ministrar treinamento no formato à distância”, conta. 

O profissional revela que os fatores que o motivaram a oferecer cursos à distância e on-line, via Unitec, foram a possibilidade de ganho e a tendência de mercado. “Também levei em conta o fato de facilitar o aprendizado, possibilitando ao aluno estudar na hora e dia que melhor o convêm. Quis aproveitar a oportunidade fornecida pela Unitec com a plataforma. Faço faculdade de Gestão de Recursos Humanos à distância e percebi que neste formato podem ser ministrados cursos de qualidade: o importante está no ministrante e em seu conhecimento.” 

O técnico florestal ressalta que não tinha experiência em criar cursos para postar na internet. A principal dificuldade inicial foi a edição dos vídeos, já superada. “Aos colegas cooperados que ainda não estão oferecendo capacitações na plataforma, posso afirmar que, ao postar um curso, além de ganho futuro, aumenta a visibilidade do profissional, possibilitando novas oportunidades na prestação de serviço e demonstra para o mercado atual competitivo o seu domínio sobre o tema abordado. O grande papel social que a Unitec está desempenhando é auxiliar o associado dentro do possível. Nos momentos de dificuldades conhecemos as pessoas e as organizações sérias que visam não apenas o lucro mas também o bem-estar do próximo”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999