Unitec irá ofertar curso on-line da NR-31

A Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), de Três de Maio, será pioneira no Estado ao ofertar o curso da Norma Regulamentadora 31 (NR-31), do Ministério do Trabalho, de forma on-line. 

A NR-31 regulamenta a organização do ambiente de trabalho nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores rurais, além de cuidados com o meio ambiente. 

Esta norma entrou em vigor em março de 2005 e o item 8 preconiza que todo trabalhador rural que manipula e prepara agrotóxicos, precisa, obrigatoriamente, fazer um curso de 20 horas, com foco na prevenção de acidentes com defensivos agrícolas. 

No curso, o aluno será capacitado para prevenir acidentes de intoxicação com agrotóxicos, reconhecer os princípios legais de utilização e as medidas para utilizar de forma segura esses produtos, compreendendo a importância de manipular adequadamente produtos com agrotóxicos, além de estar apto a encontrar e entender as principais informações nos rótulos e bulas. 

Inicialmente, seis agrônomos cooperados estão habilitados para ministrar o curso: Celso Prevedello, César Moutinho, Egon Eidt, José Álvaro Pacheco, Marcos Haerter e Paulo Rosa. Conforme Moutinho, o mercado é carente na oferta destas informações e o curso on-line da Unitec vem para suprir isso, a um preço acessível ao produtor. 

Serão montadas as turmas, in company e também de forma individual, e a previsão é de que o curso esteja disponível a partir do mês de agosto. Interessados em participar podem contatar a Unitec, pelos telefones (55) 3535-2052 ou (55) 99974-1469. 

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999