Mais de 1.600 pessoas receberam atendimento do Samu neste ano

A Rede de Urgência do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, a cada ano fortalece sua área de atuação incrementando e qualificando mais serviços. Além da UTI Neonatal, UTI Pediátrica, UTI Adulto e Ambulatório de Gestante de Alto Risco, o hospital conta com importantes serviços da UPA e do Samu. 

O Vida & Saúde gerencia do atendimento do Samu em Três de Maio, Giruá, Santa Rosa e Horizontina. Nos primeiros seis meses do ano, foram realizados 1.694 atendimentos. Número maior que no ano passado, quando 1.346 pessoas receberam atendimento no mesmo período. O aumento ocorreu em função da ampliação de transportes para outras cidades. Segundo o gerente de Urgência e Emergência, enfermeiro Silvano Cervo, “tivemos um aumento mais significativo dos transportes de baixa complexidade para alta complexidade ou referências." 

Este ano, em Giruá, foram realizados 163 atendimentos, sendo 22 a mais que no ano anterior. O mês com mais chamados foi maio (2019/2020). Em Três de Maio, foram atendidas 392 pessoas, sendo número bem maior que no ano passado, quando 218 pacientes tinham recebido atendimento. O mês com mais chamados também foi maio. Em Horizontina ocorreram 155 atendimentos, 18 a mais que no ano passado, e o mês com mais atendimentos em 2019 foi janeiro, e neste ano, abril. 

Cervo destaca a importância do atendimento nesses 11 anos. "Desde 2009, nós desempenhamos um papel fundamental no atendimento de urgência e emergência para a região. Contamos com uma equipe com mais de 60 profissionais." Este ano, em Santa Rosa, 984 atendimentos foram realizados, número maior que ano passado, quando foi registrado 858. O meses com mais chamados em 2019 foram março, maio e junho. Neste ano, a média geral de 170 atendimentos, se manteve em praticamente todos os meses.     

Uma das ações implementadas foram as qualificações que estão ocorrendo de forma online. Para a diretora geral, Vanderli de Barros, o trabalho de educação é contínuo. “Estamos sempre buscando a melhoria contínua, avançando com a rede de urgência, seguindo todos os protocolos para oferecer cada vez mais segurança ao nosso paciente e ao nosso funcionário.” 

Desde que o Vida & Saúde começou a gerenciar o serviço, em 2009, 32.703 pessoas já receberam atendimento da equipe do Samu. 

Fonte: Hospital Vida & Saúde