Brasileiros compartilham experiências na Alemanha com estudantes da Setrem

Neste mês de junho, os estudantes do Ensino Médio da Setrem participaram de um encontro virtual com ex-alunos de alemão do Projeto PASCH. O bate-papo contou com a participação de jovens de diferentes cidades do Brasil, como Curitiba, Brasília, Salvador e Recife que falaram sobre as suas experiências na Alemanha, oportunidades e bolsas de estudos no país alemão. 

Este projeto, chamado de Werbung für Deutsch in der Schule (em português, Propaganda de Alemão nas Escolas), faz parte do PASCH-Alumni, uma iniciativa sem fins lucrativos de ex-alunos de escolas PASCH pelo mundo inteiro, a qual visa fomentar a língua alemã em escolas e, também, fora delas. 

“Ela funciona por projetos e encontros onde os ex-alunos elaboram novas ideias para aumentar o engajamento ou até mesmo dar continuidade no alemão dos outros ex-alunos”, explica Jennifer Azevedo Batista, 19 anos, ex-aluna PASCH. 

O projeto iniciou em 2019 e tem apoio do governo alemão para fomentar a língua pelo mundo. “Nesse projeto nós vamos até a escola e apresentamos a Iniciativa PASCH-Alumni, suas oportunidades e até mesmo bolsas de estudo. Devido à pandemia, esse encontro foi online, mas esperamos futuramente estar presencialmente na Setrem”, completa Jennifer. 

Além dela também participaram do bate-papo os PASCH-Alumni Maria Clara Freitas, 19 anos, de Salvador (BA); Júlia Moreschi, 21 anos, de Brasília (DF), Renan Almeida, de Brasília (DF); e Ravanna Amorim, 28 anos, de Recife (PE) e que mora em Wiehl NRW, Alemanha. 

“Ouvir as experiências desses jovens é muito importante para que nossos estudantes esclareçam suas dúvidas sobre como é viver na Alemanha e ter o conhecimento de tudo que a língua alemã pode proporcionar em suas vidas”, destaca a professora de Língua Alemã da Setrem, Daniele Schuster. 

Ao longo dos anos, a parceria entre a Setrem e o PASCH Brasil proporciona diversas experiências aos estudantes, como acampamentos, intercâmbios e contato direto com bolsistas alemães.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Setrem