Inscrições abertas para o SAPS 2020

Iniciou na segunda-feira, 18 de maio, o prazo para submissão de trabalhos no Salão de Pesquisa Setrem 2020. A inscrição dos trabalhos de pesquisa pode ser realizada até 1º de setembro, pelo site do evento (www.setrem.com.br/saps). 

O SAPS acontece de 20 a 23 de outubro de 2020. O objetivo é promover, estimular e incentivar o desenvolvimento, socialização e publicação das produções científicas dos estudantes, professores e pesquisadores, de diferentes áreas, tanto da Setrem quanto de outras instituições de ensino. 

Conforme a professora Angélica Reolon da Costa, uma das organizadoras do SAPS, a inserção dos alunos em projetos de pesquisa contribui para sua formação, uma vez que possibilita o aprimoramento das qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estímulo e iniciação da formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa. 

“Eventos como o SAPS são mecanismos institucionais para essa inserção na iniciação científica, pois oportuniza ao aluno apresentar seu trabalho à comunidade acadêmica. Neste contexto, às críticas e sugestões aos trabalhos apresentados representam uma grande contribuição à formação dos estudantes”, acrescenta Angélica. 

A participação no SAPS é de acordo com o nível de ensino do participante. O SAPS possui os seguintes eventos agregados: Salão de Iniciação Científica, destinado à inscrição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação; Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional, destinada a estudantes e egressos da Educação Profissional; Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Básica, para estudantes da Educação Básica; e Jornada de Pesquisa; destinada à inscrição de trabalhos desenvolvidos por professores, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento e demais profissionais com Ensino Superior completo. 

Além destes, também está incluso o Desafio Startup, o qual está em sua quinta edição e é promovido em parceria com a Incubadora Tecnológica Setrem. Ele visa selecionar ideias inovadoras com potencial para criação de novos produtos ou serviços, com possibilidade de transformarem-se em empresas de base tecnológica ou economia criativa. 

Uma novidade nesta edição é a nova identidade visual do evento. “A marca passou por um redesign, com a atualização no seu formato, tipografia e símbolo, porém mantendo as cores da versão antiga. É uma forma de renovar o evento como um todo, trazendo uma linguagem atual e com mais possibilidades de aplicação da marca”, explica Millena Schmidt, responsável pelo projeto. 

O regulamento completo, bem como o prazo de inscrições e os modelos de resumo e apresentação estão disponíveis no site do evento. Ao todo serão mais de R$ 1 mil em dinheiro como premiação aos primeiros colocados. 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Setrem