Ações marcam o Dia Mundial de Doação de Leite Materno no Hospital Vida & Saúde

O dia 19 de maio é marcado por movimentos de conscientização, no mundo todo, sobre a importância da doação de leite materno. No Hospital Vida & Saúde não foi diferente. A equipe do Banco de Leite (Serviço de Nutrição e Dietético) estava reunida desde cedo aguardando as doadoras que foram homenageadas. Além de uma decoração especial, ações de divulgação também estão sendo feitas essa semana, em Santa Rosa, para marcar a data.

O Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano, segundo a Organização Mundial da Saúde. A rede conta com 225 Bancos de Leite Humano distribuídos em todos os estados, além dos mais de 200 pontos de coleta. Desde 1998, a rede foi criada pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir com a redução da mortalidade infantil. Em Santa Rosa, o banco foi criado no Hospital Vida & Saúde, em 2018, e passou a receber doações externas em 2019, quando foi cadastrado na Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. Em um ano, foram mais de 400 doadoras, sendo apenas 152 externas.

O trabalho na instituição agora é, cada vez mais, o de conscientizar a comunidade regional sobre a importância da doação, de acordo com a nutricionista Marília Fernandes, “Ainda podemos melhorar um pouco mais, mas acredito que as pessoas já estão entendendo mais sobre a importância das doações, e a comunidade tem colaborado bastante, só podemos agradecer”.

A instituição conta com doações de outros municípios, sendo 62% de Santa Rosa e 38% de outras cidades. A doação do leite materno é extremamente importante. “Quem doa possibilita ao bebê de alto risco o alimento mais completo e valioso em um momento que ele não consegue ser amamentado por sua mãe. O leite materno é rico em imunoglobulinas que aumentam o sistema imunológico. A gordura presente em sua composição permite melhor desenvolvimento cerebral, além de reduzir o tempo de internação, além de prevenir diversas doenças”, destaca Marília.

Para ser doadora é simples: as mães devem procurar o Banco de Leite localizado no Hospital Vida & Saúde. Em função do coronavírus, também estão sendo disponibilizados frascos na recepção, para que a mãe possa retirar, sem entrar no hospital, para fazer a doação em casa. O Banco de Leite funciona todos os dias, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3512-5050 ramal 205. 

No Brasil, a cada ano, cerca de 330 mil crianças são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. O número representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano. Apenas 45% dos bebês prematuros ou de baixo peso receberam a doação de leite humano. O volume das doações cai nos períodos de férias escolares e feriados prolongados. Faça a sua parte. Doe leite materno humano.

Fonte: Hospital Vida & Saúde