Saúde Mental implementa atividades

Mesmo com os cuidados redobrados em função do coronavírus, as ações diferenciadas continuam na Unidade Saúde Mental Dom Bosco. Oficina de pintura, horta, e sessão de cinema são algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas no Setor de Saúde Mental do Hospital Vida & Saúde. Todas com cuidados para evitar aglomeração e higienização das mãos.

Desde que a Instituição assumiu o atendimento, em novembro de 2018, diversas atividades e melhorias foram implementadas. Em 2019, 352 pacientes foram atendidos. Destes, 75% foram do sexo masculino e 25% do sexo feminino. Segundo a Enfermeira responsável, Fernanda Flores, “As internações para pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool e drogas estão entre as doenças mentais com maior percentual de atendimentos na Unidade”.  O município de Santa Rosa tem o percentual de 49% das internações e 51% os demais municípios da região.

O setor conta com 30 leitos, 28 do SUS, os demais leitos são ocupados para todos os tipos de convênios. A taxa de ocupação do setor é de 85 %, tendo uma média de permanência é de 20 dias de internação. A Enfermeira Fernanda destaca também que nesse um ano e meio de atendimento, “Nós tivemos como prioridade para a equipe a realizações de educações continuada, treinamentos, implementação de protocolos de segurança do paciente e a formação da equipe multidisciplinar no setor”. A intenção é dar continuidade as capacitações e protocolos de segurança aos pacientes com objetivo de aprimorar conhecimentos e qualificar ainda mais os serviços em Saúde Mental.


Assessoria de Comunicação Vida & Saúde