Integrantes do INOVA RS Noroeste e Missões realizam visitas ao Ecossistema de Inovação em Floripa

A coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis, que também integra a Pasta da Indústria e Comércio de Santo Ângelo, com o apoio do Programa INOVA RS da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, realiza visita ao Ecossistema de Inovação de Florianópolis/SC, na segunda-feira (03) e nesta terça-feira (04). Além de Santo Ângelo, participam dos eventos integrantes do Programa INOVA RS da região noroeste e Missões, dos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Três de Maio e Panambi.

O evento conta com a participação do diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco, e do coordenador do Núcleo INOVA RS, Tiago de Abreu, que também coordena o projeto TEC4B da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. “Santa Catarina está com todas as regiões do Estado mapeadas. É isso que faremos no INOVA RS, na região Noroeste/Missões e nas demais sete regiões do Estado”, disse. 

O Programa Catarinense de Inovação


Lançado em 18 de março de 2014, o Programa Catarinense de Inovação (PCI) conta com eixos voltados à infraestrutura, aos recursos humanos e à atração de investimentos nacionais e internacionais. A implantação do programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria que envolve a Secretaria do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Rede Catarinense de Inovação (Recepeti).

O modelo prevê a governança de 13 Centros de Inovação pela chamada tríplice hélice, composta por empresas, instituições de ensino e governo – este com status de mediador. Os Centros de Inovação catarinenses são projetados para comportar ambientes de negócios, espaços de coworking, áreas de pesquisa e desenvolvimento, treinamento, capacitação, showroom de produtos inovadores e outras atividades relacionadas à inovação e voltadas à comunidade.

Participantes no evento


Estão presentes na visita a coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis; o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa, Rafael Rufino;  Diretor de Ambientes de Inovação, que atua na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Everaldo Luis Daronco; o coordenador do Núcleo INOVA RS e do projeto TEC4B, Tiago Moreira de Abreu; o diretor das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) e diretor de Educação da ACISAP Santa Rosa, Antonio Roberto Lausmann Ternes; a coordenadora de empreendedorismo da Unijuí, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini; o diretor da ACI de Panambi, Alceu de Oliveira Lopes; o secretário Municipal de Desenvolvimento Economico de Horizontina, Paulo Renato Leowenthal; a gerente comercial da Código KID Santo Ângelo, Daniele Barbieri Schneider; o assessor de Comunicação da Tecnopuc, Eduardo Avila Dalbem; a CEO da Atendare de Três de Maio, Katiuscia Monique Schroer; o CTO da Atendare Três de Maio, Maurício Schiavo; e o diretor de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Thiago Lazzari. 

Visita à MIDIATEC


Na segunda-feira (03), o grupo visitou a Midiatec, uma das incubadoras mais premiadas do país. A MIDITEC foi eleita em 2018 uma das cinco melhores do mundo no ranking do UBI Global. Gerenciada pela ACATE e mantida pelo Sebrae/SC, a incubadora auxilia empreendedores, há 20 anos, no desenvolvimento de negócios inovadores: são mais de 100 graduadas, que representam cerca de 15% das empresas de tecnologia da Grande Florianópolis.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, o grupo aprendeu sobre o Living Lab - Smart Vidal Ramos com a Diretora  de Negócios Inovadores da Secretaria Municipal de Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado de SC.  

Visita ao Sapiens Parque e na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina/Incubadora Celta


Nesta terça-feira (04), o grupo visita o Sapiens Parque e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina/Incubadora Celta. O Sapiens Parque é um parque de inovação que possui infraestrutura e dedica seu espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento de uma região. O grande diferencial deste modelo é possuir um modelo inovador para atrair, desenvolver, implementar e integrar as iniciativas com o objetivo de estabelecer um posicionamento diferenciado, sustentável e competitivo. O parque está estruturado como uma Sociedade de Propósito Específico do tipo S.A., de capital fechado, controlada pelo Governo de Santa Catarina por meio da CODESC (Empresa de Economia Mista) e da SC Par (Empresa Pública), além disso possui a Fundação CERTI como sócia.