Setrem oferece segunda licenciatura em Pedagogia

Graduação é voltada a licenciados em qualquer área de formação e pode ser concluída a partir de três semestres

A Setrem está com uma novidade no Ensino Superior, Segunda Licenciatura em Pedagogia, conforme a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 do Ministério da Educação (MEC). Licenciados em qualquer área de formação podem cursar Pedagogia na Setrem com o aproveitamento de disciplinas cursadas na primeira licenciatura. O curso terá a duração mínima de três semestres e máxima de seis semestres.

O profissional estará habilitado, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, a atuar na docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A formação é aceita em concursos públicos.

As aulas serão semanais e presenciais. “Os conteúdos curriculares, objetivos, perfil do egresso, entre outros elementos normativos e curriculares, atendem ao expresso no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio – Setrem”, explica a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Setrem, Adriana Canova Motter.

O estágio prevê 300 horas, com possibilidade de redução de carga horária sob comprovação de docência regular na Educação Básica. “Os portadores de diploma de licenciatura com exercício comprovado no magistério e exercendo atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 100 horas”, acrescenta Adriana.

COMO INGRESSAR  NO CURSO - Para ingressar no curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia é preciso ser portador de curso superior, licenciatura. A comprovação será feita por meio de apresentação de diploma e histórico escolar de curso reconhecido. Para o processo de aproveitamento (dispensa de componentes curriculares), o candidato precisa solicitar uma análise de currículo, considerando a matriz curricular para a Segunda Licenciatura em Pedagogia.

O ingresso pode ocorrer em qualquer época, havendo componentes curriculares a serem iniciados naquele semestre. A matrícula é presencial e realizada no Campus Setrem, sendo exigida a seguinte documentação: diploma e histórico escolar dos componentes curriculares da primeira licenciatura; ementas dos componentes curriculares cursados na primeira licenciatura (apenas para quem quiser solicitar o aproveitamento de componentes); cópia da Carteira de Identidade; cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, cópia do Título de Eleitor, cópia do Certificado Militar (apenas para candidatos do sexo masculino).

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora Adriana Canova Motter pelo e-mail adrianamotter@setrem.com.br ou pelo fone/whats 3535-4600.

FOTOS: EDUARDO ERTHAL/ASSESSORIA SETREM