Simulado de Incêndio no Hospital

Às 15h da sexta-feira(30), foi realizado mais um Simulado de Incêndio no Hospital Vida & Saúde. A 5ª edição contou com o envolvimento de cerca de 150 funcionários brigadistas. A ação é realizada todo os anos com objetivo de preparar os profissionais para um eventual princípio de incêndio.

Assim que o “fogo” começou os funcionários deram início a retirada dos pacientes. Este ano a Unidade III, a UTI Adulto, a UTI Pediátrica, a UTI Neonatal, a Unidade V e a Pediatria estiveram envolvidas. Todos pacientes(fictícios) foram encaminhados para a zona fria, localizada no estacionamento da UPA, onde foi feita a triagem das vítimas, transferências, e também, o repasse de informações para familiares e meios de comunicação.

Mesmo se tratando de um simulado de incêndio, todos profissionais levam a ação muito a sério, pois sabem a importância de estarem preparados em caso sinistro. Segundo o Coordenador da Brigada de Incêndio, do Hospital, Rodrigo Calixto, a cada ano, os profissionais estão mais preparados, “Estamos melhorando a cada ano, e sempre analisando as oportunidades de melhoria para que em uma eventual situação de sinistro possamos oferecer segurança aos nossos pacientes e também aos demais envolvidos”. O tempo de retirada dos pacientes foi o mais rápido desses 5 anos. Em 19 minutos, todos os pacientes tinham sido retirados do hospital, no ano passado, esse processo tinha durado 21 minutos, “Sabemos que cada minuto pode ser fundamental para salvar vidas, por isso, buscamos cada vez mais qualificar o trabalho dos brigadistas”, ressalta Rodrigo.  

Este ano, o simulado contou com mais “vitimas”, foram 21, o que dificultou ainda mais o trabalho. De acordo com a Diretora Geral, Vanderli de Barros, “A união e o empenho de todos têm sido fundamental. Entendemos a responsabilidade e o quanto é importante todos estarmos preparados para um eventual caso de sinistro”.  A ação faz parte do Projeto Brigadistas que vem sendo desenvolvido desde 2013. Todos os profissionais da Instituição passam por treinamento e reciclagem teórica ao longo do ano, e no final é realizado um Simulado. A atividade contou com apoio do Corpo de Bombeiros.


Assessoria de Comunicação Vida & Saúde