Com o tema Ética na Pesquisa, Setrem abre o 17º Salão de Pesquisa

Abertura oficial conteve palestra com o secretário de Educação a Distância da FURG, Valmir Heckler

 

Na noite desta segunda-feira, 30 de setembro, foi realizada a abertura oficial do 17º Salão de Pesquisa Setrem (SAPS). O evento, realizado no Ginásio do Campus, conteve uma palestra com o Dr. Valmir Heckler sobre “Ética na Pesquisa”, tema desta edição do SAPS, que falou sobre a importância de construir o conhecimento por meio de experiências.

Participaram da abertura o vice-diretor de Ensino Superior da Setrem, Mauro Nüske, a coordenadora-geral do SAPS, Cinei Teresinha Riffel, a vice-coordenadora, Angélica Reolon da Costa, bem como os coordenadores dos núcleos de pesquisa, coordenadores dos cursos e estudantes dos cursos técnicos e superiores da Setrem.

Em sua fala, a professora Cinei destacou a finalidade do SAPS, de promover, estimular e incentivar o desenvolvimento, a socialização e a publicação das produções científicas dos estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas da Setrem e de outras instituições. “Também tem por intuito a discussão e a troca de informações sobre pesquisas realizadas e que estão sendo apresentadas, fortalecendo e fomentando a cultura da pesquisa, do ensino e da extensão nos diferentes níveis de ensino”, completou.

A ÉTICA NA PESQUISA - Em seguida, Hackler propôs uma discussão com o público sobre a ética na pesquisa em duas perspectivas: científica e educativa. “Na perspectiva educativa, o aluno precisa aprender a escrever, utilizar a escrita como uma ferramenta de aprendizagem e que realmente transforma o sujeito”, afirmou.

Segundo ele, o grande desafio, hoje, nos espaços educativos é fazer com que o aluno crie. “O criar envolve a escrita e a fala, por exemplo, faz a gente pensar, questionar, buscar a opinião de teóricos, professores e colegas. Tudo isso cria uma possibilidade de experiência, pois assim me dou conta do que estou fazendo”, completou.

Com experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Heckler, que já atuou como professor na Setrem, abordou na perspectiva científica o crime de plágio, o qual, para ele é um problema ético na pesquisa. “Isso tem muito a ver com a pessoa, o sujeito, que não faz da vida acadêmica uma experiência, um processo de aprender o que está fazendo. Então é fundamental que a gente pense: qual o papel que tem a escrita e a fala na sala de aula e nos eventos científicos?”, questionou.

Após a palestra, Hackler doou dois exemplares de seu livro “Indagação Online em Temas de Física”, organizado em parceria com Willian Rubira e Ivanderson Pereira da Silva, para a Biblioteca da Setrem. Em agradecimento à sua participação, a acadêmica de Enfermagem Angela Camilo entregou um presente ao palestrante. Ela foi a vencedora do concurso que escolheu o mote do 17º SAPS, com a frase “Pesquisa, Ética e Sociedade: vamos provocar mudanças!”.

EVENTOS AGREGADOS O Salão de Pesquisa Setrem possui diferentes eventos agregados que buscam fortalecer e fomentar a cultura da pesquisa em todos os níveis de ensino. Neste ano acontecem o 21º Salão de Iniciação Científica, destinado à inscrição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação; a 19ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional; a 19ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Básica; a 18ª Jornada de Pesquisa, destinada à inscrição de trabalhos desenvolvidos por professores, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento e demais profissionais com Ensino Superior completo; e o 4º Desafio Startup, que visa selecionar ideias inovadoras com potencial para criação de novos produtos ou serviços, bem como, com possibilidade de transformarem-se em empresas nascentes de base tecnológica ou economia criativa.

PROGRAMAÇÃO - A partir desta terça-feira, 1º de outubro, acontecem as atividades de apresentação oral, a partir das 19h20min, conforme programação de cada nível de ensino. A entrega dos pôsteres deverá ser realizada também nesta terça, na sala do DACAF (anexo ao Ginásio) e as apresentações ocorrerão no dia 3, no Ginásio do Campus, conforme cronograma disponibilizado no site setrem.com.br/saps. A premiação vai acontecer no dia 4 de outubro.

 

FOTOS: EDUARDO ERTHAL/SETREM