Associados da Unitec presentes na 42ª Expointer

Instrutores do Senar-RS atuaram em oficinas desenvolvidas para os visitantes

 

A 42ª Expointer, realizada de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contou com a participação de associados da Unitec. Os profissionais, instrutores do Senar-RS, atuaram em oficinas desenvolvidas pela entidade durante os nove dias de feira.

 

Espaço Juntos para Competir

O engenheiro agrônomo e presidente da Unitec, Marcelino Colla, esteve no espaço Juntos para Competir, localizado no Pavilhão Internacional. Executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, o espaço deu destaque na Expointer para três cadeias produtivas: vitivinicultura, pecuária de corte e leite e derivados, reforçando a importância de trabalhar a cadeia produtiva dos produtos, com o conceito ‘Do Campo à Mesa’, valorizando aspectos como inovação, gestão, qualidade e importância da garantia de produção e bem-estar animal.

Colla é consultor setorial do Programa Juntos para Competir (ação integrada da Farsul, Senar-RS e Sebrae RS) que, por meio de 29 projetos, atende, neste ano, 2.800 produtores rurais das cadeias produtivas de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Além dos visitantes da feira, o espaço Juntos para Competir recebeu produtores rurais vindos de diversas partes do Estado, compondo as missões organizadas pelas entidades.

 

Oficina de Bem-Estar

A enfermeira Cássia Verônica de Oliveira atuou na oficina de Bem-Estar. No espaço do Senar-RS no Pavilhão Internacional, enfermeiras forneceram orientações aos visitantes da Expointer sobre saúde e bem-estar, prestando serviços como verificações de pressão arterial, de peso e altura, com cálculo do índice da massa corporal dos visitantes. Foram realizados 639 atendimentos.

Oficina Vitrine do Arroz

A nutricionista Marjana de Mattos Favin esteve atuando na oficina Vitrine do Arroz, que valorizou a versatilidade e o valor nutricional do arroz. Mais de 500 pessoas circularam na cozinha montada com duas nutricionistas para receber dicas sobre preparo e armazenamento do ingrediente e alimentação saudável, além de degustarem deliciosos pratos com o cereal. Na feira, também foi lançada a receita do Bolo Brasileirinho, feito com farinha de arroz e feijão.

 

Oficina Deriva Zero

O engenheiro agrônomo Cesar Moutinho foi um dos profissionais que ministrou na oficina Deriva Zero, que contou com um público total de 1.454 participantes e foi um dos destaques da feira. Em um espaço moderno, recebeu produtores interessados em entender as consequências da deriva, provocada por erros na aplicação de produtos químicos na lavoura, especialmente os com princípio ativo de 2,4-D.

A oficina apresentou parte do Programa Deriva Zero do Senar-RS, que capacita os aplicadores para evitar que partículas de defensivos caiam fora do alvo. Através de um moderno equipamento com laser especial que consegue mostrar a deriva, técnicos orientaram o público sobre como a aplicação sem regulagem adequada de equipamentos ou sob condições meteorológicas impróprias pode trazer prejuízos ao produtor e ao meio ambiente.

 

Oficina Bem-Estar Animal

O médico veterinário Rodrigo Azambuja esteve palestrando na oficina Bem-Estar Animal, tema central do espaço Bovinos e Ovinos do Senar-RS na Expointer, que também teve grande procura: 2.352 mil pessoas aprenderam como manejar os animais com cuidado para minimizar qualquer tipo de estresse, iniciativa fundamental para maior produtividade e qualidade da carne. Capacitação de mão de obra, práticas de manejo do rebanho e sistemas de produção que respeitam o bem-estar foram os principais temas abordados.

 

Texto e fotos: Assessoria de comunicação Unitec

Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Com informações da Assessoria de Comunicação do Senar-RS