‘Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas’ é tema de Semanal Nacional promovida pelas Apaes

O mês de agosto é especial para as Apaes de todo o país, pois é neste mês que as instituições realizam uma programação voltada para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que objetiva abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

 

Neste ano, a semana tem base no tema ‘Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas’, que vem para reafirmar, no contexto do movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos, como na gestão das Apaes.

Este tema também requer ampla mobilização, no sentido de preparação das famílias e pessoas com deficiência para a conquista de competências, habilidades, atitudes, valores e ética necessárias para atuarem com segurança no cotidiano e nas interações sociais, além de evoluírem como protagonistas.

As 2.213 Apaes e coirmãs, que atendem diariamente cerca de 300 mil pessoas e também suas famílias, vão realizar, durante a Semana Nacional, uma série de atividades para transmitir aos diversos setores da sociedade a mensagem de que todos podem participar do esforço para promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que precisam de apoio e solidariedade.

De 17 a 27 de agosto, Apae de Três de Maio desenvolve uma programação especial

Em Três de Maio, a Apae definiu sua programação. No dia 17 de agosto, sábado, a diretoria da Apae estará nas três emissoras de rádio locais conversando sobre os 50 anos da instituição. À tarde, na escola, às 14h30min, haverá celebração ecumênica, e às 16h30min ocorre o Encontro da Família Apaeana.

No domingo, 18, pessoas com deficiência serão lembradas em oração em cultos e missas. Na segunda-feira, durante o dia, será realizado o Pedágio do Carinho, nas ruas de Três de Maio e São José do Inhacorá.

Na terça-feira, 20, Apae em Show ocorrerá na escola. Na quarta a Apae estará aberta para visitação; quinta-feira, na Apae de São Martinho, ocorre o 14º Regional dos Autodefensores do 3º Conselho. Na sexta, 23, o tradicional jantar beneficente da Apae será realizado no Salão Paroquial Católico a partir das 20h15min.

No sábado e domingo, pessoas com deficiência serão lembradas em oração em cultos e missas. E na segunda e terça, dias 26 e 27, haverá atividade interna com os alunos e a Apae de Três de Maio estará aberta para visitação; grupos/empresas que têm interesse em visitar a instituição podem agendar horário para durante o dia e também à noite.

Você, sua família e amigos são convidados a conhecerem a Apae e a participarem das atividades desta semana especial!

 

Texto: Assessoria de Comunicação Apae Três de Maio

Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999