Comitê Gestor do Programa Juntos Para Competir realiza encontro na Expofeira

Também no dia 3 de maio, após o Seminário do Leite, foi realizada na Expofeira a reunião do Comitê Gestor do Programa Juntos Para Competir. Tendo por local o estande do Sicredi, o presidente da Expofeira e consultor do programa, Marcelino Colla, e a gestora de projetos do Sebrae/RS, Fabiane Niedermeyer, conduziram a conversa.

Atualmente, o projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa), que faz parte do Programa Juntos para Competir, uma ação integrada do setor agropecuário, desenvolvida por Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, conta com 11 municípios integrantes.

Participaram secretários municipais de agricultura que integram o programa, bem como os técnicos que acompanham os trabalhos em cada município. Os grupos nos municípios de Vista Gaúcha, Tenente Portela, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Alegria e Independência estão no terceiro ano do projeto. Por isso, seus representantes puderam avaliar o projeto até o momento, além de trocar ideias com os novos integrantes, que são os municípios de Boa Vista do Buricá, Doutor Maurício Cardoso, Alecrim, Santo Cristo e Cândido Godói, que também sanaram dúvidas sobre as visitas e a metodologia do projeto.

O projeto Pisa consiste em uma visita do técnico em cada propriedade participante a cada dois meses, além de um encontro, também bimestral, em uma das propriedades do grupo, na chamada Unidade de Difusão Tecnológica (UDT).

Com duração de quatro anos, objetiva a produção sustentável de leite a baixo custo, através de ferramentas como o planejamento forrageiro e o manejo adequado de pastagens nas alturas ideais de entrada e saída dos animais, visando a maior ingestão por hora de pastejo efetivo e a melhor qualidade da forragem ofertada, preservando área foliar para o rebrote mais rápido, e, ainda, preservando a cobertura e incrementando a matéria orgânica do solo.

 

Texto e foto: Assessoria de comunicação Unitec

Jaqueline Peripolli | Jornalista MTE 16.999