Setrem promove palestra com Vinícius Streda

Jovem com Síndrome de Down falou sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola

 

O jovem Vinícius Ergang Streda fez uma palestra para alunos e professores da Educação Básica da Setrem, na manhã de quinta-feira, 4 de abril, no Auditório do Campus. Ele falou sobre protagonismo e a inclusão de pessoas com deficiência, além de ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar.

“Esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade. Crianças e adolescentes percebem essa diversidade mais claramente na escola, onde estas surgem diariamente, e a forma como vão tratar esse assunto será fator determinante na formação do caráter e do perfil pessoal”, destacou a orientadora educacional da Educação Básica, Marina Zucatto.

Natural de Santo Cristo, Vinícius é protagonista do segundo episódio da série “Expedição 21” (Geração Cromossomo 21) e autor do livro “Nunca deixe de sonhar”, em coautoria com sua prima, a psicopedagoga Carina Streda, no qual eles contam sobre os obstáculos, conquistas e desejos, apresentando as dificuldades de quem não dispõe das mesmas oportunidades devido a sua condição e ressalta a necessidade de apoio aos projetos de inclusão. “As pessoas achavam que eu não iria conseguir e eu mesmo provei as minhas capacidades”, enfatizou o jovem.

Após a palestra, Vinícius conversou com os alunos e autografou exemplares de seu livro.


Assessoria de Comunicação SETREM