Setrem promove evento na Semana Nacional do Cérebro

4º Encontro Interdisciplinar de Enfermagem e Psicologia acontece nos dias 14 e 15 de março, com o tema “Inteligência Artificial, Cérebro e Emoções”. Aula inaugural do curso de Direito também está inclusa na programação

 

Nos dias 14 e 15 de março, a Setrem promove o 4º Encontro Interdisciplinar de Enfermagem e Psicologia, com o tema “Inteligência Artificial, Cérebro e Emoções”. A atividade integra a 8ª Semana Nacional do Cérebro, uma iniciativa com foco na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro, no Brasil e no mundo.

Com organização dos cursos superiores de Psicologia e Enfermagem da Setrem, o Encontro busca estimular a integração entre o meio acadêmico e a comunidade, para promover a saúde e o progresso das pesquisas sobre o cérebro no interior do Rio Grande do Sul. “É um primeiro fluxo interdisciplinar de conhecimento realizado por estes cursos da Setrem, na região Noroeste. Isso demonstra o pioneirismo nessa tão nobre causa, o cérebro e suas complexidades frente aos desafios da tecnologia”, afirma o coordenador do curso de Enfermagem da Setrem, Gilberto Souto Caramão.

O evento contará com palestras e oficinas, inclusive para crianças. Na quinta-feira, a partir das 14h, haverá a oficina “Desvende seu Cérebro”, com atividades de neurociências, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no Auditório do Campus. “Nesta oficina gratuita para os estudantes da região vamos fazer brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente e as emoções, a partir de jogos cognitivos com uso de tecnologias de baixo custo, entre elas o NeuroLego”, comenta a coordenadora do curso de Psicologia da Setrem, Simone das Neves Assis.

A abertura oficial acontece à noite, a partir das 19h20min, no Auditório do Campus. Em seguida haverá duas palestras, com os temas “O Direito e a Propriedade Intelectual” e “Direito, Neurociências e Inteligência Artificial”. Ambas também fazem parte da aula inaugural do primeiro semestre de 2019, do curso de Direito da Setrem.

Os interessados em participar do 4º Encontro Interdisciplinar de Enfermagem e Psicologia devem se inscrever no site www.setrem.com.br/evento. O valor da inscrição é R$ 20,00.

 

Sobre a Semana Nacional do Cérebro

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro, promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). Consolida-se também como uma iniciativa global de divulgação das neurociências, promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

                 

Confira a programação completa:

 

14 de março (quinta-feira)

14h – Oficina Desvende seu Cérebro

Conteúdo: Jogos cognitivos com uso de tecnologias de baixo custo - NeuroLego

Ministrantes: Dra. Simone das Neves Assis e Dra. Gabriele Krause (Setrem)

Local: Auditório do Campus

 

19h20min – Abertura

19h45min – O Direito e a Propriedade Intelectual

Ministrante: Jordano Klein Lorenzoni (advogado)

20h30min – Direito, Neurociências e Inteligência Artificial

Ministrante: Ms. Luciane Peters (PUCRS)

Intervalo e Coffee Break

21h20min – Inteligência Artificial e Neurociências

Ministrante: Dra. Simone Assis (Setrem)

21h40min – Neurodesenvolvimento, Estresse e Tecnologias

Ministrantes: Dra. Gabriele Krause (Setrem) e Esp. Marcia Amaral (Secretaria de Saúde de Ijuí - Setrem)

 

15 de março (sexta-feira)

19h20min – Abertura

19h25min - Tecnologias em Saúde

19h45min – Entendendo a Doença de Alzheimer: Epidemiologia, Fatores de Risco, Anatomopatologia e Biomarcadores

Ministrante: Dra. Liara Rizzi (HCPA/CNPq) 

20h30min – Webinar Pesquisas em Memória

Ministrante: Dra. Jociane Myskiw (PUCRS-InsCER)

Intervalo e Coffee Break

21h20min – Perspectivas Futuras: Teste de Linguagem como Preditor do Declínio Cognitivo e da Doença de Alzheimer

Ministrante: Ms. Luciane Missiaggia (HCPA/CNPq)

21h40min – Webinar Sistemas Inteligentes para Microscopia de Luz

Ministrante: Dra. Tatiana Nunes (GHC)


Assessoria de Comunicação SETREM