LARCC participam do principal evento nacional de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho

Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem da Setrem teve um artigo aceito no WSCAD 2018

 

O Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC) da Setrem teve um artigo aceito no XIX Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2018), realizado nos dias 1º a 3 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. O estudo "Desempenho de aplicativos multithreading em condições de nuvem privada" é de autoria do Tecn° Anderson M. Maliszewski (Setrem), Dr. Dalvan Griebler (PUCRS/Setrem), MSc. Adriano Vogel (PUCRS) e Dr. Claudio Schepke (Unipampa).

Segundo Maliszewski, foi utilizada a plataforma de nuvem CloudStack e para representar as tecnologias de virtualização foram implantadas as nuvens baseadas em KVM (virtualização completa) e LXC (virtualização em containers). "Além disso, as aplicações da suíte PARSEC foram testadas no ambiente nativo e nas nuvens baseadas. Os resultados obtidos foram comparados estatisticamente para descobrir se existem diferenças entre os ambientes, tanto na metodologia "ambiente dedicado", em que todos os recursos estão disponíveis para as instâncias, quanto na metodologia "ambiente compartilhado", em que os recursos são divididos entre as instâncias. Após isso, todos os ambientes foram caracterizados através de um baseline criada pelo monitoramento (trace) das aplicações", explica. Os resultados pertencem ao TCC de Anderson Mattheus Maliszewski e Willian Baum, realizado em 2017.

O WSCAD é o principal evento a nível nacional sobre Alto Desempenho Computacional, no qual participam integrantes das maiores universidades brasileiras, que desde o ano 2000, apresenta os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos.


Assessoria de Comunicação SETREM