Associado da Unitec ministra curso em Três de Maio sobre manejo do solo

Treinamento ocorreu na Cotrimaio, nos dias 4 e 5 de setembro

 

O engenheiro agrônomo José Álvaro Pacheco, associado da Unitec, ministrou o curso Manejo do Solo e sua Fertilidade - Plantio Direto para técnicos da Cotrimaio, nos dias 4 e 5 de setembro.

 

O treinamento do Senar-RS, realizado em parceria entre o Sindicato Rural de Três de Maio e a cooperativa, contou com a participação de 14 colaboradores. Pacheco destaca que foi feita uma discussão mais aprofundada com os técnicos da Cotrimaio sobre manejo e fertilidade do solo, assunto que perpassa tempo e moda, "afinal, é uma necessidade básica de produção".

Conforme o engenheiro agrônomo, nos últimos anos, com toda evolução tecnológica, ainda se percebe que a preocupação com o solo, às vezes, é esquecida. "Cada vez mais se está buscando manejo de produtos e esquecendo a questão básica do manejo do solo. Então, no curso, estivemos transmitindo informação técnicas aos colaboradores, a fim de manter essa preocupação com o solo também aos agricultores. Foi possível fazermos uma troca de informações com os técnicos, e isso é muito importante", explica.

Pacheco também abordou sobre formas de manejo atuais, que envolvem tecnologia, mas sem esquecer a estrutura do solo, focando no manejo que o produtor precisa fazer nas lavouras. "Se não trabalharmos bem o solo, os produtos serão meras 'perfumarias'. Bem aplicados, eles têm sua parcela de funcionamento, mas precisamos tê-los como ferramentas", afirma Pacheco.

Enfoque econômico e conservacionista, sistemas de cultivo e coleta de amostras de solo, diferenciação e vantagens dos diferentes sistemas de cultivo, plano de amostragem de solo, calagem e adubação, necessidades das culturas, estratégias de adubação, rotação de culturas e uso de herbicida, inseticida e fungicida também fizeram parte do conteúdo programático da capacitação.

 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec

Jaqueline Peripolli | Jornalista MTE 16.999

Fotos: Cotrimaio/Divulgação