Alunas da Setrem viajam para a Alemanha em julho

Bárbara Luiza Dalberto e Júlia Breintenbach Diniz foram selecionadas pelo projeto Pasch, do Goethe-Institut

 

As alunas do 2º ano do ensino médio da Setrem Bárbara Luiza Dalberto e Júlia Breintenbach Diniz ganharam uma bolsa para passar três semanas na Alemanha, participando de aulas de alemão, atividades culturais e recreativas. Além delas, mais 30 jovens brasileiros foram selecionados pelo projeto Pasch, do Goethe-Institut, do qual a Setrem é parceira há dez anos, por meio do Centro de Idiomas.

O embarque está marcado para o dia 7 de julho. O destino de Bárbara será a cidade de Köln, e de Júlia será Frankfurt. Bárbara está no nível A2 de alemão e conta que está muito ansiosa pela viagem, pois é seu primeiro intercâmbio. "Estou muito nervosa e ansiosa para que chegue logo a data, mas as expectativas são as melhores. Vamos ter contato com pessoas do mundo inteiro, adquirir conhecimento para o resto da vida, sem contar no aprendizado do alemão que vai melhorar muito, porque estar lá e viver a língua no dia a dia ajuda muito", prevê Bárbara.

Um pouco mais tranquila, Júlia já acumula uma experiência de três semanas de um intercâmbio na Europa, por meio de uma agência de viagens, quando visitou a Inglaterra, França e Escócia para aperfeiçoar o inglês. Agora, enquanto está no nível A1 de alemão, seu objetivo é conhecer a cultura alemã, incentivada pelos avós. "Sempre achei uma cultura interessante. Espero viver de perto, trocar experiências com gente do mundo inteiro, criar memórias inesquecíveis e melhorar a fala e o entendimento na língua", projeta Júlia.

Ambas também planejam o futuro e a Alemanha pode estar novamente no caminho. Bárbara pretende cursar Direito e Júlia quer seguir na Medicina. Por isso, conhecer as universidades alemãs também é uma meta para os próximos anos, pois a Setrem, também por meio do projeto Pasch, participa da seleção de bolsistas para iniciação universitária, como é o caso do estudante da Setrem Frederico Dal Berto, que no dia 2 de junho viaja para a Alemanha e vai conhecer a Universidade Friedrich Schiller, na cidade de Jena.

 

FOTO: EDUARDO ERTHAL/SETREM