Curso de Direito da Setrem visita o 19º RCMec em Santa Rosa

Acadêmicos conheceram toda a estrutura da unidade e ainda tiveram uma palestra com o coronel Talmo do Nascimento

 

Os acadêmicos do curso superior de Direito da Setrem visitaram a unidade do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec) do Exército Brasileiro, em Santa Rosa. Eles puderam conferir de perto todo o aparato disponível na unidade, como as instalações dos esquadrões, bem como a praça de treinamentos e a garagem de veículos pesados.

Na oportunidade, o comandante do 19º RCMec, coronel Talmo do Nascimento também proferiu uma palestra aos acadêmicos sobre o papel exercido pelas Forças Armadas no Brasil, situações nas quais o Exército é chamado e em que atua com maior ou menor frequência. "No momento em que houve uma recente intervenção militar federal no estado do Rio de Janeiro, sendo essa uma situação absolutamente atípica em um estado democrático de direito, foi considerado de suma importância conhecer pessoalmente a estrutura de equipamentos, pessoal e de qualificação e treinamento recebido pelos militares para atuarem em situações como essa", afirmou o coordenador do curso de Direito, Marcos Paulo Scherer.

Além disso, a visita foi importante para o conhecimento jurídico dos acadêmicos, os quais têm feito frequentes debates em sala de aula. "Foi possível compreender o papel e a atuação do exército na vida civil das pessoas ao longo da história, desde os períodos de ditadura militar até em dias de ampla democracia como se vive hoje, e de que forma o Direito também participa e se envolve nesse contexto social e histórico", completou.

Ao fim da visita, Marcos Scherer recebeu das mãos do coronel Talmo Nascimento um álbum alusivo ao Exército e suas forças.


 Assessoria de Comunicação SETREM