Deutscher Abend encerra Semana da Língua Alemã na Setrem

Atrações que destacaram a cultura alemã envolveram estudantes, pais e professores da Instituição

 

Música, teatro, comida típica e muita cultura marcaram a 8ª Deutscher Abend, a tradicional Noite Alemã. O evento marcou o encerramento da Semana da Língua Alemã na Setrem, reunindo estudantes, pais, professores e a direção da Instituição, na sexta-feira, 13 de abril, na sede da Associação dos Funcionários da Setrem (Afuset).

Um momento bem alemão abriu as apresentações da noite. Os alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental cantaram a música "Tage wie diese". Em seguida, os estudantes Amanda Marasca, Daiane Steffens e Frederico Dal Berto contaram um pouco das suas experiências em intercâmbios realizados na Alemanha, entre 2017 e o início deste ano. "Há dez anos nossos alunos são contemplados com bolsas de estudos. Ao todo já foram aproximadamente 30 selecionados para visitar e estudar a Alemanha. Isso motiva, cada vez mais, o interesse no aprendizado do alemão, além do que é uma língua importante na área da ciência e filosofia e uma grande vantagem para o mercado de trabalho", comenta a professora de alemão do Centro de Idiomas da Setrem, Daniele Schuster.

Por falar em aprender uma nova língua, alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentaram situações peculiares do cotidiano, mas no idioma alemão, de uma forma descontraída, como, por exemplo, pedir uma pizza. A seguir, a turma do 3º ano do Ensino Médio animou a todos com uma versão, em alemão, da música "Dona Maria". Após esse momento, os alunos aproveitaram para homenagear Daniele, conhecida entre os alunos como Frau Schuster. Emocionada, ela agradeceu a dedicação de todos os alunos durante as aulas e na organização do evento, como também seus pais, por confiarem a educação de seus filhos à Setrem.

E foram os pais os destaques da próxima atração. Neste ano, eles entregaram os certificados das provas de proficiência a seus filhos. Ao todo, 55 estudantes receberam os certificados nos níveis A1, A2 e B1. A noite foi encerrada com a degustação de um prato típico alemão: pão, cuca e linguiça.

 

Eventos destacaram a cultura alemã

 

Oficialmente, a Semana da Língua Alemã iniciou no dia 7 de abril. Mas na Setrem, ela teve início no dia 2, com a apresentação do mágico alemão Tobias Campoverde. Nos dias 9 e 12 a atração foi o Cinema Alemão na Escola, com a exibição dos filmes "Pettersson und Findus" e "Hördur", respectivamente.

A Semana da Língua Alemã foi promovida pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. A terceira edição, realizada este ano, reuniu mais de 550 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo foi oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade da língua alemã, a mais falada na Europa.

 

FOTOS: EDUARDO ERTHAL/SETREM